segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Professora de Barbacena vai participar de seminário de língua portuguesa em Brasília

A professora Regina Maria: um exemplo de
comprometimento com o ofício da educação
A coordenação da OLPEF – Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – realizará, em Brasília, nos dias 29, 30 e 31 de agosto, o seminário 'A escrita em foco: reflexão em várias vozes', para um grupo de 400 convidados, compostos por professores de alunos semifinalistas da competição, técnicos de Secretarias de Educação que realizam ações de formação em Língua Portuguesa e pesquisadores acadêmicos. O evento contará com a participação da professora Regina Maria de Oliveira Beck, da E.M. 'Embaixador Martim Francisco', de Barbacena (bairro Água Santa), que foi convidada a atuar como professora debatedora.
Para a participação no seminário, os professores semifinalistas da OLPEF tiveram que apresentar um projeto de trabalho mostrando sua experiência em sala de aula no ensino de língua portuguesa. O material recebido foi analisado por uma comissão que selecionou os mais representativos das práticas de ensino da língua atendendo à diversidade regional do nosso país; trabalhos que promovam a reflexão sobre os princípios teóricos subjacentes às diferentes estratégias de ensino que se organizam a partir de gêneros textuais escritos.
O projeto 'Interdisciplinaridade Poética', apresentado pela professora Regina Maria de Oliveira Beck, apresenta um trabalho em conjunto com todas as disciplinas, partindo do princípio de que gostar do que faz, querer que o aluno se envolva, envolvendo-se também na integração entre as disciplinas são requisitos básicos para a adesão a esse projeto que tem por objetivo a valorização do conteúdo curricular de cada matéria.
Através deste projeto os alunos poderão entender a importância de se aplicar de forma descontraída conhecimentos obtidos nas diversas disciplinas. Professores terão a oportunidade de desenvolver nos alunos a capacidade de compreender e produzir textos poéticos para diferentes situações de uso da língua.
Os propósitos gerais do seminário são:
* Promover uma reflexão sobre pesquisas, práticas didáticas e de formação docente no âmbito da Olimpíada.
* Estabelecer um diálogo entre as orientações oficiais e as pesquisas, práticas de ensino e de formação docente no país.
A equipe da OLPEF acredita que esta será uma oportunidade especial para promover a interlocução entre práticas didáticas e saberes acadêmicos; explorar as possibilidades do ensino de língua portuguesa com foco na escrita; conhecer experiências docentes representativas e ações de formação promovidas pelas secretarias. Com base nas exposições, será produzido um documento com propostas para políticas públicas na área do ensino de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por suas considerações. Por favor, deixe seus contatos para que eu possa falar com você.
Danuza Bias Fortes
danuzabiasfortes@gmail.com

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.