quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Projeto Olhar Brasil: grande conquista para Barbacena

Barbacena foi um dos quatro municípios brasileiros a ser beneficiado com o Projeto Olhar Brasil, do Ministério da Saúde. Essa grande conquista da cidade é resultado de um trabalho de quase dois anos da Prefeitura Municipal, através do Setor de Órtese e Próteses do Demasp - Departamento Municipal de Saúde Pública. Na época, era coordenador do Setor de Órtese e Próteses Luiz Ricardo Magalhães Drummond Campos. Segundo ele, para chegar a este resultado que contemplou a cidade, foram muitas ações de levantamento de dados, tramitação de documentos entre Barbacena e Brasília e também para conseguir uma clínica que quisesse atender pelo projeto.
A cidade vai receber um investimento de R$ 78.697,47. O projeto busca identificar problemas visuais relacionados à refração nos alunos matriculados na rede municipal do Ensino Fundamental de Barbacena e também na população com idade igual ou superior a 60 anos de idade. O objetivo é reduzir as taxas de evasão escolar e facilitar o acesso da população à consulta oftalmológica e a aquisição de óculos.
Em Barbacena, já foi feita uma triagem dos alunos da rede municipal de ensino, um trabalho realizado em parceria entre o Setor de Órtese e Prótese e a Secretaria Municipal de Educação. Os alunos que apresentaram algum problemas, serão encaminhados para atendimento oftalmológico e, caso precisem usar óculos, estes também lhes serão concedidos. Tanto a consulta quanto o óculos serão fornecidos sem nenhum custo para o paciente. Os idosos acima de 60 anos serão encaminhados para o projeto através do posto de saúde. A clínica que está atendendo pelo Projeto Olhar Brasil é a Clínica Carlier. Esta boa notícia para o município veio no início de julho, quando o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União o resultado da seleção dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por suas considerações. Por favor, deixe seus contatos para que eu possa falar com você.
Danuza Bias Fortes
danuzabiasfortes@gmail.com

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.