A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, continua os procedimentos para a revitalização do centro da cidade. Nessa primeira etapa, estão sendo realizados os trabalhos de implantação de cerca viva nos canteiros da região central, contemplando a praça do Rosário, rua XV de Novembro e praça dos Andradas até a esquina com a rua Francisco Sá, perfazendo um total de 350 metros lineares de canteiros.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Caetano Thiene de Carvalho, estão sendo cultivadas 500 mudas de azaléias e 100 de quaresmeiras roxas. “Com a proximidade da primavera e início do período chuvoso, entramos na época ideal para as atividades de jardinagem, tempo de implantar e revitalizar as áreas verdes da cidade”, disse.
Para garantir a manutenção dos canteiros, o Departamento Municipal de Meio Ambiente, Água, Esgoto e Limpeza Urbana (Demae) está instalando pontos de água para regar as plantas, além de um funcionário da Secretária de Agricultura que será disponibilizado para atuar permanentemente no local.
Preparação do solo e escolha das plantas
Para um bom desenvolvimento das plantas, as mudas de azaléias e quaresmeiras roxas estão sendo cultivadas em canteiros devidamente preparados. Foram realizados, corte do asfalto e retirada do solo ruim e substituição por um solo fértil, devidamente corrigido com calcário dolomítico, na dosagem de 2 kg de calcário dolomítico por m³ de substrato, e adição de esterco de curral curtido na proporção de 2 partes de solo( terriço de mata virgem) para 1 parte de esterco. A adubação mineral foi constituída pela mistura de 500 gr. de superfosfato simples com 300 gramas da fórmula NPK 4-14-8 e 15 gr. de sulfato de zinco por cova.
As Azaléias (Rhododendron indicum) são arbustos de folhagem verde-escura e floração abundante. Suas flores simples ou dobradas podem ter cores diferentes, como branco, rosa, vermelho ou mescladas. São encontradas formando cercas-vivas, compondo maciços em jardins, atingindo até 2 metros de altura. Sua floração ocorre no inverno e início da primavera.
As quaresmeiras (Tibouchina granulosa) são árvores brasileiras pioneira da Mata Atlântica, perenifólias, ou seja apresentam folhas o ano inteiro ou semidecídua. Seu nome popular é devido à cor das flores e época de floração que ocorre entre os meses de janeiro e abril, e também em junho-agosto. Existem variedades de flores roxas e rosadas. São bastante requisitadas pelo paisagismo, por sua beleza. Seu porte baixo permite que seja plantada em calçadas estreitas, e sob a rede elétrica. Planta rústica, suporta clima seco e quente, e solos pobres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por suas considerações. Por favor, deixe seus contatos para que eu possa falar com você.
Danuza Bias Fortes
danuzabiasfortes@gmail.com
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.