![]() |
O programa de visitas guiadas recebe semanalmente alunos das redes públicas e privadas para um roteiro cultural pelo centro da cidade |
Conhecer o patrimônio cultural de Barbacena através de visitas guiadas. Essa é uma das atividades da cidade na terceira edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que mobiliza mais de 700 municípios mineiros no mês de setembro. E as visitas guiadas ao centro histórico de Barbacena ainda tem outro atrativo: elas são acompanhadas por guias culturais da terceira idade, senhoras que fazem parte do grupo Feliz Idade e que foram capacitadas pela Escola de Educação Patrimonial de Barbacena. “Este é o terceiro ano que realizamos este programa. Sempre marcamos o início da jornada mineira com um curso de capacitação e reciclagem das guias culturais”, disse o arquiteto Sérgio Cardoso Ayres, diretor da escola e gerente de patrimônio da Fundação Municipal de Cultura de Barbacena.
O programa de visitas guiadas recebe semanalmente alunos das redes públicas e privadas para um roteiro cultural pelo centro da cidade, aonde são ministradas noções de história, cultura, memória e patrimônio enquanto o grupo visita os imóveis tombados como patrimônio cultural de Barbacena. “Esse trabalho é uma forma de unir a experiência das guias com a curiosidade dos jovens, sempre tendo como parâmetro valorizar a memória da comunidade. O roteiro, que dura cerca de duas horas, inclui igrejas, praças, monumentos e imóveis de valor histórico e arquitetônico como o Palácio da Revolução Liberal, entre outros”, disse o arquiteto, ressaltando que a relação das guias com os alunos extrapola o foco do ensinamento. “As crianças e jovens são muito receptivos e interessados. E as nossas guias, em número de dez, transmitem o conhecimento com alegria”, explica Sérgio Ayres.
As atividades da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em Barbacena começaram no dia 1º de setembro, com o curso de capacitação de guias culturais. O programa tem prosseguimento com as visitas guiadas: dia 6 – IFET; dias 12 e 13 – CAIC; dias 13, 20 e 27 com alunos da Escola Estadual Pio XI. Serão cerca de 180 crianças e jovens que conhecerão de perto o patrimônio cultural barbacenense. As outras atividades da jornada no município serão a Festa de Santa Efigênia, que é o encontro de grupos de congado da região, e a colocação de placas indicativas nos bens materiais tombados pelo município. “Temos uma grande satisfação em passar para estes jovens a sua própria identidade cultural, valorizando a memória da comunidade”, finalizou Ayres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por suas considerações. Por favor, deixe seus contatos para que eu possa falar com você.
Danuza Bias Fortes
danuzabiasfortes@gmail.com
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.