Várias autoridades participaram nesta sexta-feira, dia 16 de setembro, da abertura oficial da 20ª Exposição de Gado Holandês de Minas Gerais (Exphomig), que aconteceu no Parque de Exposições Senador Bias Fortes de Barbacena.
Participei da solenidade de abertura do evento, acompanhada do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, do presidente da Associação de Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais, Leonardo Moreira Costa de Souza, do presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Renato José Laguardia de Oliveira, do presidente do Núcleo dos Criadores de Gado Holandês de Barbacena (Nughobar), Cristovam Edson Lobato Campos, do secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Barbacena, Caetano Thiene de Carvalho e do representante da Câmara Municipal, vereador João Batista Rosa.
A solenidade contou com a participação da Banda de música do 9º Batalhão da Polícia Militar, que executou o Hino Nacional Brasileiro. A realização da 20ª Exphomig este ano em Barbacena é muito importante porque é um evento de repercussão nacional que resgata para a cidade a sua tradição na área do gado holandês, já que o pioneirismo se deu com a família Sá Fortes no ano de 1850.
O presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Renato José Laguardia de Oliveira, afirmou que no mês de setembro do próximo ano, já está confirmada a realização da 21ª Exphomig na cidade. Após o pronunciamento das autoridades, aconteceu o julgamento da raça holandesa (gado jovem) e neste sábado, dia 17, às 9 horas, o julgamento da raça holandesa (gado adulto).
A Expohomig é considerada uma das maiores e mais importantes exposições de gado holandês no Brasil e conta com a participação dos mais conceituados criadores da raça no país. O principal objetivo da exposição é divulgar a qualidade do gado holandês e sua expressão no cenário estadual.
De acordo com a Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais (ACGHMG), entidade promotora do evento, o gado holandês e seus mestiços são responsáveis por 77% da produção de leite no Brasil. Minas Gerais, que lidera a produção leiteira nacional, ocupa a segunda colocação no país em números de animais da raça registrados. Ainda conforme a entidade, são registrados anualmente no estado cerca de 10 mil animais.
Leite em Minas
Minas Gerais possui a maior bacia leiteira do país, respondendo por quase um terço da produção nacional. São aproximadamente 7,9 bilhões de litros por ano produzidos no Estado. Um exemplo das políticas públicas que vêm sendo implementadas para melhorar a qualidade da produção do estado é o programa Minas Leite, coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Em quatro anos, foram registradas melhorias significativas no processo produtivo das fazendas integradas ao programa. A meta do Minas Leite para este ano é contar com pelo menos mil fazendas assistidas pelos técnicos do Governo de Minas. Cada propriedade serve de unidade modelo para outras dez fazendas, criando um processo multiplicador das técnicas de produção e gerenciamento.
Outra ação do Governo de Minas foi a criação do Fórum do Leite, em agosto. O Fórum tem o objetivo é discutir os assuntos de interesse do setor, dando suporte á elaboração de políticas públicas e privadas voltadas para o segmento. Ele é coordenado pelo governador Antonio Anastasia e conta com a participação de representantes dos diversos segmentos ligados á cadeira leiteira.
Segundo o secretário Elmiro Nascimento, a criação do Fórum do Leite corresponde a um dos deveres do governo, que é o de incentivar a produção e a industrialização do produto. “O leite faz parte do desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. Incentivar a produção, e principalmente o consumo deste alimento tão nutritivo, é compromisso prioritário do governo do Estado. Minas conta com a maior bacia leiteira do país e cerca de 900 indústrias de laticínios que oferecem produtos de alta qualidade”, afirma o secretário.
Pelo segundo ano consecutivo, a Exphomig é realizada em Barbacena. A edição passada foi criado o Troféu João Alfredo de Castilho, que passará de mão em mão até alguém conseguir fazer uma Grande Campeã por três anos consecutivos, ou por cinco anos alternados. No ano passado a grande vencedora foi a Fazenda Cachoeira, a primeira a fazer parte dessa historia por meio de Érica Nolli, proprietária da excepcional Butterfly. Para esta edição está presente o consagrado jurado canadense Brian Carscadden, que veio especialmente para os dois dias de julgamento.
A Exphomig que terminou neste domingo, dia 18 de setembro, é uma realização da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Barbacena, por meio da Empresa Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com apoio do Sindicato Rural de Barbacena e do Núcleo dos Criadores de Gado Holandês da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por suas considerações. Por favor, deixe seus contatos para que eu possa falar com você.
Danuza Bias Fortes
danuzabiasfortes@gmail.com
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.