sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Barbacena é contemplada com duas Academias da Saúde


Barbacena foi uma das 289 cidades do Estado de Minas Gerais a ser contemplada com a Academia da Saúde, um programa do Governo Federal, implantado por meio do Ministério da Saúde. Esta conquista é resultado de mais uma parceria da Prefeitura Municipal de Barbacena com o Governo Federal. Só em Minas, serão 310 academias.  Barbacena receberá duas academias. Em todo o Brasil serão instaladas 2 mil academias em 1.828 municípios.

Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física e devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. Tem como principal objetivo ampliar o acesso da população às práticas públicas de promoção da saúde, fortalecer a promoção da saúde como estratégia de promoção da saúde, potencializar as ações nos âmbitos da atenção primária em saúde, promover a integração multiprofissional na construção e execução das ações e ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis.

“Atualmente trabalhos com a população, através do Nasf, atividade física na praça. Com as duas Academias da Saúde vamos poder ampliara ainda mais todo o processo de atividades físicas que desenvolvemos com a população. É uma grande conquista para o município”, pontuou Edson Resende, diretor do Demasp (Departamento Municipal de Saúde Pública)

Sedentarismo e obesidade - De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários; ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, nem mesmo nos deslocamentos diários ou em atividades como a limpeza da casa ou outros tipos de trabalho. A pesquisa também mostra que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, durante cinco ou mais vezes por semana. Além disso, apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre, com maior proporção entre homens (18,5%) na comparação com as mulheres (12%) e existe diferença importante em relação a escolaridade, 12% da população com menos escolaridade é ativa e 20% da população com 12 anos ou mais de escolaridade é ativa, mostrando a importância de investir em espaços que promovam atividade física para ampliar o acesso da população de baixa renda.  A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, durante cinco ou mais dias por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por suas considerações. Por favor, deixe seus contatos para que eu possa falar com você.
Danuza Bias Fortes
danuzabiasfortes@gmail.com

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.