sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Barbacena terá seu sistema de esgotamento sanitário ampliado


Barbacena acaba de conquistar mais uma ação que irá transformar a realidade do município, melhorando a qualidade de vida da população, assim como a qualidade ambiental da região. A Prefeitura de Barbacena, juntamente com a Caixa Econômica Federal (CEF), assinaram, na manhã dessa segunda-feira, dia 7, contrato autorizando a abertura do processo licitatório para a construção das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município.
Os trabalhos consistem na construção de duas estações de tratamento de esgoto: a ETE Retiro das Rosas e a ETE Galego, além de instalação de redes coletoras, interceptores e estações elevatórias que Irão atender aos bairros Retiro das Rosas,  Monte Mário, Jardim das Alterosas, Nova Cidade, Nova Suíça, Quintas da Mantiqueira e a comunidade do Galego.

As duas ETEs a serem implantadas apresentam simplicidade operacional, baixo consumo de energia elétrica e utilização de área reduzida. Segundo o superintendente de Ação Estratégica, Leonardo Castro Carvalho, o projeto está de acordo com a Lei de Saneamento Básico: “o projeto tem 100% de funcionalidade, uma vez que capta o esgoto, o trata devidamente e devolve água limpa ao meio ambiente. Além disso, irá garantir o atendimento à população dessas regiões pelos próximos 20 anos”.

Com previsão para início já no primeiro semestre de 2012, as obras estão orçadas em RS 7.632.546,78, disponibilizados através do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), do Ministério das Cidades, com contrapartida da Prefeitura de Barbacena.

Elaborado pela OEM Engenharia de Belo Horizonte, o projeto tem a coordenação da Superintendência de Ação Estratégica da Secretaria Municipal de Governo. Já a operação e manutenção do sistema serão de responsabilidade do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Água, Esgoto e Limpeza Urbana (Demae), que conta em seu quadro permanente com engenheiros e corpo técnico capacitado para o serviço.

As obras irão promover o saneamento da bacia do Córrego do Bairro Retiro das Rosas e da bacia do Córrego Pinheiro Grosso, contribuindo, consequentemente, com a diminuição da poluição na bacia do Rio das Mortes, a principal fonte de abastecimento de água da cidade e região.

Ao assinarmos o contrato, estiveram ao meu lado os representantes da CEF, Jânio da Silva Barbosa e Lucimar Zanzoni, o superintendente de Ação Estratégica, Leonardo Castro Carvalho e do representante do Demae, Flávio Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por suas considerações. Por favor, deixe seus contatos para que eu possa falar com você.
Danuza Bias Fortes
danuzabiasfortes@gmail.com

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.