sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Instituto Federal do Sudeste de Minas (antiga Escola Agrícola) comemorou aniversário



Durante o dia 09 de novembro, alunos, ex-alunos, professores, aposentados e a comunidade de Barbacena comemoraram os 101 anos da instituição, com diversas ações. Dentre as solenidades, na parte da manhã, houve o hasteamento da bandeira na fachada principal. A ação emocionou os presentes, principalmente os ex-alunos que participavam de atividades como esta, quando alunos, na antiga escola Agrícola. Ainda durante o dia houve um almoço especial, com o bolo dos 101 anos. A confraternização ocorreu no refeitório da instituição.

No início da noite houve a solenidade oficial. Na ocasião, estavam presentes o Diretor Geral do Campus Barbacena, professor José Roberto Ribeiro Lima; o presidente da Câmara Municipal de Barbacena, Luiz Gonzaga de Oliveira; o presidente da Cenatur, professor José Luiz Miranda Magalhães Filho, que na ocasião esteve me representando, e o Subtenente Dias Alvim, que na ocasião representou o Comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, Tenente Coronel Jesus Milagres.

Durante a cerimônia, houve a Benção do Cônego Antônio Eustáquio e as homenagens aos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia, Olimpíada Brasileira de Agropecuária, Olimpíada Mineira de Química, Olimpíada Brasileira de Matemática e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

O ex-professor da instituição, Luiz Felipe Domith de Paula, entregou a Medalha do Mérito Diaulas Abreu para o professor José Roberto Ribeiro Lima, pelos serviços prestados a instituição durante todos os anos dedicados a escola.

A Escola foi criada, pelo Doutor Diaulas Abreu, em 1910 pelo decreto nº 8.358 de 9 de novembro, assinado pelo então presidente Nilo Peçanha, como Aprendizado Agrícola de Barbacena subordinado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Constituiu o 1º passo para a instalação do ensino agrícola no país. Suas atividades foram iniciadas em 14 de junho de 1913, no governo do Marechal Hermes da Fonseca.

Ao longo dos anos, teve seu nome e subordinação muitas vezes modificada. Hoje, encontra-se vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC – do Ministério da Educação.

Nesta oportunidade, quero reiterar à instituição, diretoria, professores, funcionários e alunos os meus cumprimentos pela passagem dos 101 anos do IFET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por suas considerações. Por favor, deixe seus contatos para que eu possa falar com você.
Danuza Bias Fortes
danuzabiasfortes@gmail.com

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.