PROUCA transforma realidade educacional em Barbacena
![]() |
O PROUCA viabilizou netbooks conectados à internet aos alunos do CAIC |
Indo muito além da simples fonte de pesquisa de informações, a Escola Embaixador “Martim Francisco” do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) demonstra como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades dos alunos, melhorar o planejamento das aulas e, consequentemente, revolucionar a educação.
Por meio do “Programa Um Computador por Aluno” (PROUCA), que viabilizou netbooks conectados à internet a uma comunidade até então desprovida de nova realidade, a professora de Língua Portuguesa, Mariléia Mota Fernandes Ribeiro, lançou mão da criação de contas de e-mail e incentivou a interação de seus alunos através dos endereços eletrônicos. “Muitos deles não sabiam como esse recurso poderia ser útil ao aprendizado, e ficaram bastante empolgados”, destaca a professora. O planejamento das aulas também ganhou mais fôlego com a criação de um website (http://www.aulasdeciencias.com.br/) que caiu nas graças da garotada, e se transformou numa verdadeira sala de aula virtual. “Os alunos têm tido acesso a diversas atividades, como a visualização das produções feitas em sala e a oportunidade de acompanharem o próprio desenvolvimento”, comemora Mariléia.
Já o blog, “Professora, eu queria saber...” (http://www.adrianacienciasimi.blogspot.com/), criado pela professora Adriana Gonçalves Soares, além de servir de suporte para as aulas de ciências, ele aguçou a curiosidade e a vontade de aprender. Os alunos podem fazer perguntas pela internet ou na escola, e as dúvidas não precisam ser, necessariamente, sobre os assuntos tratados em aula. Utiliza-se uma linguagem simples e acessível que privilegia a inserção de links com sugestões de leituras, vídeos e sites de divulgação científica para crianças.
Essa experiência reflete outras que têm sido desenvolvidas na “Escola “Embaixador Martim Francisco”, desde a chegada dos computadores conectados à rede. “É indiscutível as vantagens aos alunos e para o planejamento das aulas. No entanto, a utilização dessas ferramentas está passando por uma fase de adaptação que requer muita reflexão”, salienta a professora. O “Programa Um Computador por Aluno” (PROUCA) é uma das ações do Programa de Inclusão Digital do projeto Barbacena Cidade Digital, desenvolvido desde 2006 pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Fundação Educativa Ouro Preto (FEOP), em parceria com o Ministério das Comunicações e a Prefeitura Municipal de Barbacena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por suas considerações. Por favor, deixe seus contatos para que eu possa falar com você.
Danuza Bias Fortes
danuzabiasfortes@gmail.com
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.